-Artigos mais lidos

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), por meio do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) reuniu cerca de 100 pessoas ligadas a agricultura familiar, segurança alimentar, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável (CONSEA-SP), cooperativas e associações no lançamento das novas ferramentas de tecnologias para fortalecer o acesso ao mercado para os produtores: Mapa da Agricultura Familiar Paulista.

O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 05 de abril, nas dependências da SAA. Na abertura, foram exibidos vídeos do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério Dorneles da Rocha e da coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos, Hetel Leepkaln dos Santos, que fizeram questão de enaltecer, relatando a importância do seminário para o processo de crescimento do produtor rural.

codeagro img pracidade sjc vereador jose dimas a

Para Sérgio Murilo, que na ocasião representou o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a participação mostra a importância que o departamento vem tratando o tema da agricultura no Estado. Murilo ressaltou que a integração entre as coordenadorias e departamentos da SAA, e que essa integração é revertida em excelentes resultados para o setor. “Os resultados são reflexos de uma equipe coesa e articulada”.

De acordo com o Coordenador da CODEAGRO, José Valverde, a SAA cria uma ferramenta que além de dar acesso ao mercado para os produtores da agricultura familiar, também é de controle social, na qual promove a transparência dos atos do Poder Público. Valverde ressaltou que esse importante passo para empoderar o produtor, e levar informações sobre compras públicas para os gestores municipais. “É um grande passo para alavancar as ações feitas na agricultura familiar sob a liderança do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim”.

Na sua fala, o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), João Brunelli Junior, ressaltou o trabalho que tem sito feito para atender os produtores e do auxilia em buscar projetos e programas que como, por exemplo, microbacias II, que destinou recursos para mais de 250 associações e cooperativas. “Agora teremos o Mapa que oferecerá mais condições de acesso ao mercado pelo produtor”.

Para o vereador de São José dos Campos, José Dimas, discutir agricultura familiar tem que ser pauta frequente dos gestores públicos. É importante levar ao conhecimento de todos sobre a necessidade do produtor estar em sintonia com a divulgação de editais de compras públicas. O site da Codeagro vem fazer o papel de levar informações e multiplicar o conhecimento entre os agricultores. “Estamos tendo que resgatar as discussões sobre agricultura familiar, e aí vale ressaltar e enaltecer o trabalho do secretário Arnaldo Jardim pelo desenvolvimento do setor no Estado”.

Já o presidente da Câmara de Novo Horizonte, Nelson Luiz Benevenuto, o evento traz uma ferramenta de extrema necessidade para o dia a dia do produtor, que precisa estar em sintonia com as tecnologias. Durante o evento, Benevenuto fez questão enaltecer o trabalho do ICA.

A delegada Federal de São Paulo, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), sediada em São Paulo, Sonia Nunes, é a grande oportunidade de trocar conhecimento e experiências. De acordo com ela, o produtor precisa ser estimulado a buscar ferramentas que vão facilitar e fortalecer a sua atuação. “Estamos à disposição de todos no processo de construção de uma política de atendimento e fiscalização, a fim de promover uma alimentação saudável”.

Novas tecnologias

Com as novas tecnologias, o diretor técnico do ICA, Diógenes Kassaoka, por vídeo, trouxe em sua mensagem a relevância do projeto. Com a nova ferramenta, os produtores terão acesso, por exemplo, às informações de venda e quais os produtos alimentícios estão sendo adquiridos, além de ter a visualização das regiões, a fim de favorecer a logística de entrega. “As associações e cooperativas cadastradas no nosso sistema recebem, diariamente, as informações sobre editais”.

Na apresentação, os técnicos do ICA, o sociólogo Ivaldo Santos, Guilherme Matos, executivo público, e o estagiário José Carlos de Farias Jr., explanaram sobre as ferramentas e os dados que a publicação, de 36 páginas, colocará à disposição dos produtores. Além de trazer informações sobre os vários modelos de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), e onde o produtor pode buscar essas informações, e ainda um diagnóstico das Dap´s existentes no Estado, e quais as regiões estão inseridas.

A Tenente G. Bispo, da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, de Caçapava, lembrou que as corporações precisam buscar ferramentas para auxiliá-las no desenvolvimento das políticas públicas de segurança alimentar. “Tudo é muito novo para todos nós, por isso, essas iniciativas favorecem todos os envolvidos tanto quem compra, como quem venda. Parabéns pela iniciativa”.

 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios