-Artigos mais lidos

São José dos Campos sediou, nesta quarta-feira (23), o 1º Seminário Alimentar e Nutricional da Regional do Vale do Paraíba. O evento reuniu vereadores da cidade, prefeitos e representantes dos 39 municípios da região.

Estiveram presentes os vereadores Cyborg (PV), José Dimas (PSDB) e Marcão da Academia (PTB) e representantes de órgãos estaduais ligados à agricultura e abastecimento e produtores rurais da região.

O seminário foi uma realização de órgãos ligados ao governo estadual e em São José contou com a articulação do vereador José Dimas, presidente da Comissão de Educação e Promoção Social. No final de janeiro, o vereador realizou uma reunião com a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios) para discutir a ampliação do escoamento da produção agrícola da cidade.

“A ideia é que a Câmara colabore para a questão da alimentação saudável e do apoio ao produtor na venda de seus produtos, principalmente para que possa abastecer também a rede municipal de educação”, disse Dimas.

Responsável pela compra de alimentos para a merenda escolar em São José, Andréa Prado explicou que nos últimos três anos a prefeitura adquiriu itens da produção local e a ideia agora é ampliar esse procedimento.

O secretário executivo do Consea-SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo), José Valverde Machado Filho, disse que um dos objetivos é ampliar a criação e efetivação de conselhos municipais de segurança alimentar a fim de garantir políticas públicas que valorizem e ampliem a produção rural dos municípios.

seguranca alimentar sao jose seminario pracidade a

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

 

Para o vereador Marcão da Academia, é importante a Câmara apoiar esse tipo de iniciativa para que seja observada não só a produção, mas evitar o desperdício de alimentos também.

O vereador Cyborg sugeriu que seja feito um convênio com cooperativas para ajudar os produtores a escoar sua produção. “Muitas vezes o agricultor não tem maquinário para retirar os produtos da propriedade”, destacou.

Produtores rurais presentes ao evento, como Ernani Oliveira (adubo orgânico) e Satiro Nozaki (mel), disseram esperar que seminários como esse ajudem a melhorar as condições do homem no campo, principalmente com cursos de capacitação.

 

Fonte: Câmara de São José dos Campos